Pesquisadores

Coordenação

Joana Barros
Professora Adjunta A1 da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), lotada no Instituto das Cidades, campus Zona Leste, é doutora (2012) e mestre (2004) em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), graduada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1998). Pesquisadora do LMI-SAGEMM, do Grupo Distúrbio (UERJ/UFRRJ) e do CENEDIC – Centro de Estudos dos Direitos da Cidadania da USP, dedica-se a pesquisa com ênfase em Sociologia Política e Urbana, principalmente nos seguintes temas: direitos sociais, políticas públicas, pobreza, população de rua, movimentos sociais e cidades. Trabalhou como arquiteta e urbanista, atuando junto aos movimentos populares de habitação. É pós doutoranda no Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP.
Currículo Lattes

Ricardo Santhiago
Historiador e comunicólogo. É professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), na área de Educação, Cultura e Cidade do Instituto das Cidades. É graduado em Jornalismo (PUC-SP, 2004), com especialização em Jornalismo Científico (Unicamp, 2006); mestre e doutor em História Social (USP, 2009/2013); pós-doutor em História (UFF, 2015). Seu trabalho interdisciplinar concentra-se nas áreas de história pública e história oral, comunicações e artes, teoria e metodologia de pesquisa. É autor e organizador de diversas obras, dentre as quais se destacam os livros Solistas dissonantes: História (oral) de cantoras negras (2009), Memória e diálogo: Escutas da Zona Leste, visões sobre a história oral (2011), História oral na sala de aula (2015) e História pública no Brasil: Sentidos e itinerários (2016). Recebeu, entre outros prêmios, o Oral History Article Award (2012) da Oral History Association e o New Professional Award (2014) do National Council for Public History. Idealizou e organizou os primeiros cursos e simpósios sobre história pública no Brasil e é editor associado da revista International Public History (IFPH/De Gruyter).
Currículo Lattes

Pesquisadores e colaboradores

Anita Kurka
Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense (1981), mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1985) e doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de São Paulo-campus Baixada Santista, tendo ministrado aulas nas áreas de Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social, Supervisão de Estágio, Oficina do Trabalho Profissional. Tem orientado e participado em trabalhos de pesquisa interdisciplinares que envolvem temáticas relacionadas ao Serviço Social e a intersetorialidade;as Políticas Públicas de Assistência Social , Saúde , habitação e desenvolvimento urbano; Território Usado e desigualdade sócio-espacial; estratégias de sobrevivência da população pobre na região central histórica de Santos ; memória social, movimentos sociais, participação social . Possui experiência profissional com ênfase na reflexão teórico-metodológica e técnico-operativas no desenvolvimento de estratégias sócio-territoriais para o trabalho com coletivos,grupos e indivíduos nos lugares da cidade.
http://lattes.cnpq.br/6338475521035220

Estudantes

Amanda Arrais Mousinho
Possui graduação em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal do Maranhão(2014). Tem experiência na área de Comunicação. Atuando principalmente nos seguintes temas: au pairs, história oral, brasileiras nos Estados Unidos, mobilidades contemporâneas.
http://lattes.cnpq.br/7850593243873969

Wendy Fabiana Pereira Arevalo Villalobos
Possui Master em Cooperação Internacional e Gestão de Projetos pelo Instituto Universitario de Investigación Ortega y Gasset, como bolsista da Fundación Carolina (Madrid, 2011). Possui graduação em Relações Internacionais e formação em Artes Cênicas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Seus trabalhos e pesquisas estão relacionados à Migração Internacional, Cultura, e direito à cidade.
http://lattes.cnpq.br/8934145578441443

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: